NOTÍCIA

Feira traz a São Paulo produtos 100% ecológicos | 24 novembro, 2008

No Ibirapuera, expositores apresentam lançamentos que utilizam matérias-primas recicláveis e com certificação ambiental.
A tendência da preocupação com o desenvolvimento sustentável está presente nas novidades que as empresas trazem para a 12a Office Solution/Arquishow/Facilityshow, que será realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 12 e 16 de maio. A feira, com entrada franca, terá produtos e serviços para arquitetura, decoração, sistemas prediais e interiores. A expectativa da Flex Eventos, promotora da Office Solution, é que 44 mil pessoas visitem a exposição, que deverá movimentar R$ 250 milhões.

A atenção com o meio ambiente pode ser percebida, na prática, em exemplos como o da Design On, especializada na produção de divisórias. A indústria, localizada em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, trabalha com fornecedores que tenham certificado de gestão ambiental (selo 14001) e que ofereçam matérias-primas recicláveis como alumínio, madeira e vidro. Além disso, a coleta dos resíduos da fábrica é feita por empresas credenciadas pela Secretaria de Meio Ambiente do município.

Revestimentos – A busca por fornecedores que tenham consciência ecológica e que utilizem materiais recicláveis também faz parte da Verona Carpetes, pioneira no país na comercialização de carpetes modulares. A empresa, de Curitiba, no Paraná, fabrica carpetes e tapetes em fibras naturais e sintéticas. Outro exemplo é a Invista, uma das maiores produtoras mundiais de fibras e polímeros, com sede nos Estados Unidos. A companhia apresentará novidades relacionadas à fibra para carpetes Antron, que é uma das mais reconhecidas da indústria de revestimentos comerciais. Serão lançadas novas tonalidades do carpete, que é produzido com materiais recicláveis.

A atenção à sustentabilidade também é marca da Revitech, especializada em soluções corporativas de revestimentos de alta tecnologia e performance. A empresa, que tem unidade industrial em Jundiaí, na região de Campinhas (SP), adota a tecnologia norueguesa na produção de pisos vinílicos em placas. Na Office Solution, a Revitech, que responde pela fabricação e distribuição de pisos e revestimentos Armstrong, levará a linha completa da marca, que é confeccionada com fontes naturais renováveis ou com materiais reciclados.

Ainda na parte de revestimentos, a paulistana Ace, que atua com pisos vinílicos nacionais e importados, leva para a 12a Office Solution os carpetes em placas da marca americana Shaw, todos 100% recicláveis. A companhia vai expor também os pisos de fabricação própria, com certificação ambiental. Há ainda a coleção iQ Unique Surface Restauration, que dispensa qualquer tipo de acabamento com ceras ou impermeabilizantes. Isso diminui o custo de manutenção, devido ao baixo consumo de água e de produtos químicos.

A sustentabilidade também se faz presente em outra atração da feira — são as soluções de revestimento de pisos feitos à base de lã, ecologicamente desenvolvidos, sem substâncias nocivas ao meio ambiente. Os produtos, confeccionados pela Lady Revestimentos, de Caieiras, na Grande São Paulo, têm proteção que afasta a presença de micróbios nos ambientes em que são colocados.

Bambu e argila – Uma novidade ecológica na feira serão os assoalhos de bambu da Bamboolook, que são mais resistentes e duráveis que a maior parte dos pisos de madeira. A empresa, localizada na capital paulista e há dois anos no mercado, tem no uso do bambu o seu principal diferencial — a planta tem processo de crescimento rápido, podendo ser utilizada quatro anos após o plantio. Na Europa, o bambu representa 24% do mercado de assoalhos.

A argila é outro material de destaque dentro do segmento ecológico. A Ilionh Design, presente em mais de 15 Estados brasileiros e há oito anos no segmento de luminárias, mostrará aos visitantes da Office Solution mais de 150 modelos à base de cerâmica — todos fabricados com argila e de modo artesanal e individual, seguindo padrões de produção ecologicamente corretos. A empresa confecciona balizadores, arandelas, lustres, abajures e projetores.

“Design ecológico” – Arte, tecnologia e sustentabilidade formam o tripé que melhor define os produtos feitos com materiais reciclados e com design inovador da Herman Miller. A empresa norte-americana, uma das líderes mundiais em mobiliário para escritório e residências, está presente em mais de 40 países. A companhia, que é uma das mais tradicionais fabricantes globais de cadeiras, mostrará as linhas Mirra (produto 96% reciclável e feito com 42% de material reciclado), Celle (99% reciclável e confeccionado com 33% de material reciclado), Aeron (94% reciclável e produzido com 66% de material reciclado) e Eames (90% reciclável e à base de 67% de material reciclado). Além disso, a Herman Miller apresentará seu mais recente lançamento, a luminária Leaf, que utiliza 37% de material reciclado e é 95% reciclável.

O cuidado em apresentar produtos com atestado de fabricação que sigam normas ambientais e sociais adequadas tem se mostrado um importante diferencial, como no caso da Escriba. A companhia, presente em quatro estados e em Brasília, atua no segmento de móveis corporativos e é sócia-fundadora do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. A instituição representa, no país, a Forest Stewardship Concil (FSC), entidade mundial que emite certificado sobre materiais desenvolvidos dentro de padrões ecologicamente corretos.

No total, cerca de 190 empresas vão apresentar produtos e soluções totalmente inéditos, nos 24,5 mil metros quadrados ocupados pela 12a Office Solution/Arquishow/Facilityshow.
12a Office Solution/Arquishow/Facilityshow, de 12 a 16 de maio (segunda a sexta-feira),Pavilhão da Bienal (Parque do Ibirapuera), das 14h às 22h. Entrada franca (menores de 16 anos somente acompanhados por responsável). Inscrições: www.flexeventos.com.br