NOTÍCIA

Top Marcas’08 | 12 fevereiro, 2008

Pesquisa aponta as marcas mais lembradas pelo leitor

Pelo quarto ano consecutivo, os leitores de PROJETO DESIGN e do portal Arcoweb participaram da enquete Top Marcas, que premia as marcas mais citadas em 21 categorias de produtos para arquitetura e interiores. O levantamento é feito com base em pesquisa do tipo top of mind e os vencedores são apresentados em ordem alfabética, sem considerar a classificação obtida por cada um deles. Aberta a profissionais e estudantes de arquitetura e design de todo o Brasil, a enquete foi realizada no portal Arcoweb entre 31 de outubro e 9 de dezembro de 2007.

“Qual marca lhe vem à cabeça quando se fala em…?” Os assinantes de PROJETO DESIGN e visitantes do Arcoweb, o maior portal de arquitetura da América Latina, responderam essa questão e elegeram os vencedores nas 21 categorias do prêmio Top Marcas ‘08. Baseada em pesquisa do tipo top of mind, em que os eleitores citam espontaneamente o primeiro nome que lhes ocorre, a premiação aponta as marcas de produtos para arquitetura e interiores mais fortemente registradas na memória. As ganhadoras são as três mais indicadas em cada categoria e o resultado final aparece listado em ordem alfabética. A exemplo dos anos anteriores, no total de marcas são consideradas somente aquelas que receberam mais de 0,1% das indicações. “Essa é uma premiação não competitiva, que visa oferecer um panorama do mercado e identificar as marcas mais lembradas pelo eleitor, mas não necessariamente suas preferidas”, explica Fernando Mungioli, diretor de marketing da Arco Editorial, que edita a revista PROJETO DESIGN e mantém o portal Arcoweb.

A edição 2008 do prêmio Top Marcas recebeu 3.195 votos válidos, registrados por arquitetos (71,70%), estudantes (9,60%), designers (6,20%) e outros profissionais do setor, como arquitetos de interiores, projetistas, decoradores, engenheiros, técnicos em edificações, paisagistas e professores, que juntos representam 12,5% dos votantes. A maioria dos participantes está na região Sudeste, responsável por 49% dos votos. Em seguida aparecem as regiões Sul (30,2%), Nordeste (10,8%), Centro-Oeste (6,4%) e Norte (3,6%).

Empates nas categorias divisórias e vidros levaram à concessão de quatro prêmios nesses segmentos, elevando o total para 65. Um ponto que merece ser destacado é que, em relação à pesquisa anterior, na grande maioria das categorias houve diminuição da quantidade de marcas citadas e queda do percentual somado das três primeiras colocadas.

As empresas receberam o prêmio Top Marcas ‘08 durante a festa de lançamento da edição comemorativa pelos 31 anos da revista PROJETO DESIGN, realizada em 12 de fevereiro, na Vila dos Ipês, o novo espaço da Abramovay Gastronomia, em São Paulo. A festa é uma realização da Arco Editorial em parceria com a Joy Eventos.

Veja a seguir as 65 marcas vencedoras do Top Marcas ‘08, apresentadas em ordem alfabética, mesmo critério adotado na indicação de outras marcas citadas:

Divisórias – Divisórias para escritório

– Abatex

– Design On

– Solidor

– Wall Works

O empate no total de votos conferidos às marcas Solidor e Wall Works resultou na premiação de quatro empresas na categoria, que, desde a primeira edição do Top Marcas, tem se apresentado como uma das mais disputadas. Nesta edição, as quatro somaram 17,50% dos votos. Embora o total de marcas lembradas tenha caído de 58 em 2007 para 44 em 2008, é o segundo maior número da premiação, junto com a categoria mobiliário de escritório. O total de eleitores que declararam não se lembrar de nenhuma marca subiu de 38,89% no ano anterior para 42,63%. Quando analisado juntamente com a queda na quantidade de marcas citadas, esse dado revela que cresceu o desconhecimento do eleitor acerca desse mercado.

Total de votos da categoria: 2.698

Não lembraram: 42,63 %

Total de marcas citadas: 44

Outras marcas lembradas: Div Design, Interact, Riccó